Descubra possíveis temas de redação do Enem 2018

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das partes mais temidas da prova. Corrigida por dois avaliadores é preciso elaborar o texto, no gênero dissertativo-argumentativo, se embasando nas cinco competências avaliativas: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema, defesa do ponto de vista, conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração proposta de intervenção para o problema abordado.

Confira alguns temas de redação que podem cair no Enem 2018

Fake News: ultimamente muito tem se ouvido falar a respeito das fake news (notícias falsas). Geralmente partem de sites com origem duvidosa, acabam não sendo checadas e são compartilhadas em alta velocidade principalmente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. Diante desse cenário, e com tudo que a propagação desse problema pode causar, esse é um forte candidato a ser tema de redação do Enem 2018.

Obesidade: o Brasil é um dos países que tem registrado um aumento acentuado de pessoas acima do peso na última década. As crianças é um grupo que também está seguindo esse mesmo ritmo. Se continuar com esse andamento, em pouco tempo o país terá a mesma proporção de obesos que os Estados Unidos.

Porte de armas: o porte de armas no Brasil é regulado pelo Estatuto do Desarmamento (Lei nº10. 826/2003), e desde 2005 está em vigor com o intuito de reduzir a violência. No entanto, essa ideia parece não está se sustentando e tem aumentado cada vez mais o número de pessoas que pregam o porte de arma como forma de se defender da violência que, infelizmente, é algo constante no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*